No AP, 12 presos do semiaberto fogem de presídio por buraco feito em parede de anexo


Ao todo 12 detentos do pavilhão de regime semiaberto fugiram na noite de quinta-feira (30) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá, localizado na Zona Oeste de Macapá. Eles fizeram um buraco na parede de uma das alas onde estavam.

Até as 11h20 desta sexta-feira (1º), nenhum dos foragidos foi localizado, segundo a direção do Iapen.

De acordo com agentes penitenciários, após saírem pelo buraco, os detentos conseguiram acesso a uma quadra interna, pularam o muro de outra ala e depois pularam pelo muro externo do presídio e, assim, fugiram.

Os agentes penitenciários informaram ainda que a fuga aconteceu logo após ter circulado a notícia entre os presos de que os detentos do anexo semiaberto - que possui cerca de 90 internos - seriam transferidos para outro pavilhão.

O diretor do Iapen, Lucivaldo Dias, disse que a ala é de segurança mínima por abrigar presos que estão no final das penas. São internos que saem para trabalhar. Dias acrescentou que a penitenciária está com o quadro reduzido por conta do do novo coronavírus, o que facilitou a fuga.

"Aproximadamente 80 servidores estão afastados por suspeita e confirmação de Covid-19. Desse número, 65 ou 70 fazem parte da segurança direta das celas do presídio", falou.

O gestor ainda afirmou que as forças de segurança pública já estão trabalhando para encontrar os foragidos e que o Iapen adota estratégias para contornar as baixas no efetivo.

Fonte: G1